Moçambique quer tirar vantagens da sua localização geográfica e se tornar uma referência regional na produção de energia com base nos recursos naturais.
O país tem projectos de ampliação e construção de infra-estruturas hidroeléctricas para reforçar a capacidade de fornecimento de energia à região.
O Presidente da República, Daniel Chapo, disse esta quinta-feira na Argélia, que Moçambique não está de braços cruzados face as necessidades do continente.
“ Temos a vantagem de ter recursos para produção de energia. Estamos a falar do rio Zambeze, onde já temos uma hidroeléctrica (HCB) produz energia para a região. Queremos aumentar a capacidade da Hidroeléctrica actualmente existente. Queremos também construir uma nova hidroeléctrica, com um novo projecto, cerca de mil e quinhentos megawatts para reforçar a disponibilidade de energia na região da África Austral. Acabamos de descobrir grandes reservas de gás na bacia do Rovuma para a produção de energia”, disse,
Daniel Chapo foi um dos intervenientes no painel sobre a Zona de Comércio Livre do continente africano, que teve lugar esta quinta-feira, na cidade de Argel. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.