Morreu advogado de Nelson Mandela

Publicado: 10/09/2020, 19:06
Categoria:

Homenagens afluem do mundo inteiro em memória do célebre advogado sul-africano, George Bizos, falecido,esta quarta-feira, de morte natural, aos 92 anos de idade, constatou a PANA de fonte oficial no local.

Este último defendeu Nelson Mandela e heróis da luta pela libertação da África do Sul no julgamento de Rivonia, em 1963, em que estes últimos foram condenados à prisão perpétua na ilha de Robben Island.
Eles encontraram-se quando estudavam direito na Universidade de Witwatersrand, pouco após a chegada, em 1941, de Mandela a Joanesburgo, proveniente da cidade do Cabo.
No julgamento de Rivonia, George Bizos ajudou Mandela na sua argumentação quando pronunciou esta famosa frase: “Acalentei o ideal de uma sociedade livre e democrática em que todo o mundo viverá juntos em harmonia e com possibilidades iguais. É um ideal para o qual eu espero viver e que eu espero realizar. Mas se necessário, é um ideal para o qual estou pronto para morrer.”
Mandela dizia que "Bizos tornou-se no chefe da minha família e no pai dos meus filhos” quando estava na prisão, durante 27 anos.
O advogado também desempenhou um papel de conselheiro para as famílias de Ahmed Timol e Steve Biko (heróis nacionais sul-africanos) no inquérito sobre as suas mortes pela Polícia do então regime de apartheid.
Ele também defendeu o opositor zimbabweano Morgan Tsvangirai, acusado de traição e conspiração contra o agora falecido presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe.
Graças a ele, Tsvangirai foi absolvido.
Em 1999, George Bizos foi condecorado com a medalha da Order for Meritorious Service Class II (Ordem dos Misteriosos Serviço da Classe II) por Mandela.
A Fundação Nelson Mandela constatou, nesta quinta-feira, que um outro gigante da história e das lutas mundiais morreu.
O seu presidente, Sello Hatang, declarou que o finado advogado inspirou-se no respeito e na admiração, frisando que "sempre nos tratou com humildade, carrinho e respeito.” (RM /Angop)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram