
O biólogo e geneticista norte-americano James Watson, coautor da descoberta da estrutura do ADN e vencedor do Nobel da Fisiologia ou Medicina em 1962, morreu aos 97 anos.
O biólogo e geneticista norte-americano James Watson, coautor da descoberta da estrutura do ADN, morreu aos 97 anos. A notícia foi confirmada pelo seu filho, Duncan Watson, ao The New York Times.
James Dewey Watson nasceu em 1928 em Chicago e entrou para a história da ciência aos 25 anos. Em 1953, ao lado do britânico Francis Crick, identificou a famosa dupla hélice que explica a forma como a informação genética é armazenada e transmitida nos seres vivos.
Recebeu o Nobel da Fisiologia ou Medicina em 1962, partilhado com Francis Crick e Maurice Wilkins.
Durante décadas dirigiu o Cold Spring Harbor Laboratory, nos Estados Unidos, tendo desempenhado um papel de destaque na investigação genética. Foi também foi um dos impulsionadores do Projeto Genoma Humano, lançado nos anos 1990, que tinha como objetivo mapear a totalidade do ADN humano.
Segundo o The The Washington Post, o geneticista foi ostracizado profissionalmente no final da vida por comentários considerados sexistas e racistas.
Aos 80 anos demitiu-se do cargo que ocupava no laboratório Cold Spring Harbor e seis anos depois colocou à leilão a medalha do Nobel. (RM /NMinuto)



Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.