Morreu, esta quainta-feira, vítima de doença, o antigo ministro dos Recursos Minerais, John Kachamila, aos 79 anos.
Kachamila perdeu a vida no Hospital Central de Maputo, onde se deslocou para um procedimento médico.
Natural do distrito de Lago, no Niassa, o também membro da Frelimo e da
Associação dos Combatentes da Luta de Libertação Nacional, notabilizou-se igualmente como ministro da Coordenação da Acção Ambiental.
Iniciou a sua formação acadêmica na Tanzânia, tendo concluído o grau de Engenheiro Geológico na Jugoslávia, em 1978, país onde viveu 10 anos, e assim adquirindo o grau de estudos superiores em Geologia e Minas.
É autor da obra “Do Vale do Rift ao Sonho da Liberdade: Memórias de Lissungo”, lançado em Washington, que narra memórias de Lissungo, com crônicas sobre a sua carreira na política, vida privada e memórias da sua família.
A sua morte foi confirmada pelo porta-voz da Frelimo, Pedro Guiliche, que descreve o
infortúnio como uma perda irreparável no seio desta formação política.
O malogrado contribuiu no partido e no governo de forma exemplar, com integridade, reverência, humanismo e responsabilidade, em prol do desenvolvimento do país.
Até a sua morte, John Kachamila era cônsul honorário da Sérvia em Moçambique; ele falava português, inglês, sérvio, chinyanja e swaíli.(RM NOTÍCIAS)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.