Morreu o 1.º mayor negro de Nova Iorque, algumas semanas após a mulher

Publicado: 24/11/2020, 15:17
Categoria:

David Dinkins morreu na segunda-feira aos 93 anos de idade, apenas algumas semanas após a morte da mulher.

 

O primeiro e o único presidente da câmara afro-americano de Nova Iorque morreu aos 93 anos de idade.

De acordo com a AP, as autoridades foram chamadas a casa de David Dinkins na segunda-feira à noite. A morte terá ocorrido por causas naturais, segundo as análises iniciais.

O óbito tem lugar apenas algumas semanas após a morte da mulher, Joyce, que faleceu em Outubro, aos 89 anos de idade.

David Dinkins nasceu em 1927, em Nova Jérsia. Filho de um barbeiro, estudou na Universidade de Howard e na Faculdade de Direito de Brooklyn, tendo desempenhado a função de mayor da cidade de Nova Iorque entre 1990 e 1993.

Durante o seu tempo no cargo, Dinkins foi responsável pela revitalização de Times Square e pelo investimento na reabilitação de casas em algumas das zonas mais pobres da cidade, como o Harlem ou o Bronx. Na mesma altura, porém, as taxas de crime e homicídio subiam, havia forte contestação social, por causa do racismo, e muito desemprego. "David, faça alguma coisa", lia-se na manchete do New York Post, em 1990, no seu último ano no cargo.

No seu livro de memórias, publicado em 2013, Dinkins assume as suas falhas como autarca, durante o tempo no cargo, destacando o caso Crown Heights (rapaz negro morto após ser atropelado por um carro, acidentalmente, guiado por um líder judeu ortodoxo), que eclodiu em violentos protestos, segundo escreve o New York Times.

Dinkins, que foi sucedido por Rudy Giuliani, sempre foi peremptório em relação ao racismo, que disse explicar a sua pequena vitória e também a sua derrota quatro anos depois: "Acredito que era racismo, puro e simples", escreveu, no livro 'A Mayor's Life: Governing New York's Gorgeous Mosaic'. (RM-NM)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram