Morreu Pelé, o "Rei" do futebol

Publicado: 30/12/2022, 6:38
Categoria:

O Governo do Brasil, que já decretou luto nacional de três dias, lamentou, esta quinta-feira, a morte de Pelé, ícone do desporto brasileiro, considerado o "rei do futebol", e também prestou condolências aos seus familiares.
"O Governo Federal, por meio da Presidência da República, presta suas condolências aos familiares e amigos de Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, em razão de seu falecimento na cidade de São Paulo", diz o comunicado do Governo.
A nota destaca que "Pelé, o Rei do Futebol, foi um dos maiores atletas de todos os tempos".
"O único tricampeão mundial demonstrou por suas acções que, além de grande atleta, foi também um grande cidadão e patriota, elevando o nome do Brasil por onde passou", acrescentou a Secretaria de Comunicação do Governo brasileiro.
O comunicado também exaltou que o "Presidente da República, Jair Bolsonaro, roga a Deus que o receba em Seus braços e dê força e fé a toda a sua família e amigos para superar esse difícil momento".
Pouco depois desta nota, Jair Bolsonaro escreveu na sua conta oficial do Twitter uma nota de "pesar o passamento de um homem, que pelo futebol, levou o nome do Brasil para o mundo"
"Transformou o futebol em arte e alegria. - Que Deus conforte sua família e que o acolha na sua infinita misericórdia", acrescentou.
Na mensagem, com uma fotografia de Pelé a mostrar uma camisola do Santos assinada por si a dizer "ao Presidente Bolsonaro com abraços", o ainda Presidente brasileiro pediu "que Deus conforte sua família e que o acolha na sua infinita misericórdia".
Pelé, nascido a 23 de Outubro de 1940 na cidade Três Corações, em Minas Gerais, foi o único futebolista três vezes campeão do mundo, em 1958, 1962 e 1970, marcou 77 golos nas 92 internacionalizações pela selecção brasileira e jogou pelo clube brasileiro Santos e pelo Cosmos, dos Estados Unidos.
Foi ainda ministro do Desporto no governo de Fernando Henrique Cardoso, entre 1995 e 1998, e eleito o desportista do século pelo Comité Olímpico internacional (1999) e futebolista do século pela FIFA (2000).
A lenda do futebol brasileiro e mundial, único jogador tricampeão do Mundo, ficou internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, em 29 de Novembro, quando se submeteu a uma reavaliação do tratamento ao cancro de colón detectado em Setembro de 2021, e ao tratamento de uma infecção respiratória, agravada pela covid-19, com antibióticos.
Desde que foi operado ao cancro, Pelé passou por um ciclo de sessões de quimioterapia que o obrigou a ir várias vezes ao hospital para acompanhar a sua evolução.
A saúde de Pelé piorou nos últimos anos também por outras causas, como problemas na coluna, na anca e nos joelhos, que reduziram a sua mobilidade e o obrigaram a ser operado, além de ter sofrido uma crise renal, o que reduziu drasticamente as suas aparições públicas, embora tenha continuado activo nas redes sociais. (RM /NMinuto)

Tags: 

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram