Mortos na resposta violenta às manifestações em Madagáscar chocam ONU

Publicado: 30/09/2025, 11:28
Categoria:

Pelo menos 22 pessoas foram mortas e mais de uma centena feridas na resposta violenta às manifestações em Madagáscar, anunciaram as Nações Unidas, com o Alto-Comissário para os Direitos Humanos a mostrar-se, esta segunda-feira, chocado com os acontecimentos.

“Entre as vítimas encontram-se manifestantes e transeuntes mortos por membros das forças de segurança, mas também outras pessoas mortas durante os episódios de violência e os saques generalizados que se seguiram, perpetrados por indivíduos e gangues sem ligação aos manifestantes", detalhou o Alto-Comissariado, em comunicado.

O Alto-Comissário, Volker Türk, afirmou ainda estar "entristecido pelas perdas de vidas humanas e pelas agressões às pessoas ocorridas durante as manifestações".

Türk exortou as autoridades malgaxes a conduzirem "investigações rápidas, aprofundadas, independentes e transparentes" sobre a violência e a levarem à Justiça os responsáveis.

Novas manifestações agitaram, esta segunda-feira, várias cidades de Madagáscar, incluindo a capital, Antananarivo, onde as forças de segurança recorreram a granadas de gás lacrimogéneo num frente-a-frente com uma multidão jovem que exigia a demissão do Presidente, Andry Rajoelina, com reivindicações que ultrapassam já o descontentamento face às constantes interrupções de água e electricidade, que foi precisamente a origem dos protestos.

"Exorto as forças de segurança a absterem-se de recorrer a uma força desnecessária e desproporcionada e a libertarem imediatamente todos os manifestantes detidos arbitrariamente", pediu Türk.

O Alto-Comissariado indicou que as manifestações pacíficas começaram na capital em 25 de Setembro, mas que "as forças de segurança intervieram com força desnecessária, lançando gás lacrimogéneo, agredindo e detendo manifestantes".
Alguns oficiais usaram ainda munições reais, segundo a ONU.

"O direito internacional relativo aos direitos humanos é particularmente rigoroso quanto ao uso de armas de fogo. Estas só podem ser utilizadas pelos agentes das forças de segurança quando estritamente necessário para proteger vidas ou prevenir ferimentos graves resultantes de uma ameaça iminente", sublinhou Türk.

O Alto Comissário pediu também às autoridades que garantam "o respeito pelos direitos à liberdade de expressão e de reunião pacífica".
Apesar das riquezas naturais, Madagáscar continua a ser um dos países mais pobres do mundo e quase 75% da população vivia abaixo do limiar da pobreza em 2022, segundo o Banco Mundial (RM/ NMinuto)

Tags: 

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Newsletter Form (#3)
Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram