Mudanças climáticas podem levar dois milhões de malawianos à pobreza extrema

Publicado: 08/11/2022, 19:50
Categoria:

Mudanças climáticas podem empurrar dois milhões de malawianos à pobreza extrema nos próximos 10 anos e exacerbar os desafios de desenvolvimento do país.

O alerta é do Banco Mundial que vê a taxa de pobreza do Malawi a aumentar em 8% até 2040.

Eventos climáticos extremos induzidos pelas mudanças climáticas podem aumentar a taxa de pobreza no país em oito por cento e levar mais quatro milhões de pessoas à pobreza até 2040, de acordo com o Relatório de Desenvolvimento e Clima do Banco Mundial.

A situação pode reduzir o PIB do Malawi de três a nove por cento até 2030, seis a 20 por cento até 2040 e oito a 16 por cento até 2050, se o país permanecer na actual trajectória de desenvolvimento.

Dados publicados indicam que sete em cada dez malawianos vivem  abaixo da linha de pobreza.

São indicadores obtidos depois da avaliação das medidas de adaptação, custos para a agricultura, gestão de terras, energia, transporte e infra-estrutura digital, considerando as implicações macroeconómicas e fiscais das mudanças climáticas.

Considerado altamente vulnerável às mudanças climáticas, Malawi depende fortemente dos recursos naturais e da agricultura de sequeiro.

O país está enfrentando uma crise económica e social, com dívidas insustentáveis, graves desequilíbrios macro-fiscais, escassez de energia e principais commodities importadas, falta de divisas e inflação alta.

A pandemia da covid-19, juntamente com as consequências da guerra na Ucrânia e os desastres climáticos, agravaram a crise.

As mudanças climáticas tornarão difícil para o Malawi atingir as suas ambiciosas metas de desenvolvimento, a menos que acelere políticas e programas, conforme previsto na sua visão nacional. 

O país precisa complementar os esforços de mitigação com investimentos adicionais em adaptação.

O Banco Mundial sugeriu aumentar os investimentos em infra-estruturas resilientes ao clima e interromper a degradação da terra e a perda de florestas para melhorar a produtividade agrícola e o sequestro de carbono. ( RM)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram