Municípios de Maputo, Matola e distrito de Marracuene passam a dispor de mais água potável

Publicado: 02/06/2021, 19:14
Categoria:

O Presidente da República, Filipe Nyusi, anunciou esta quarta-feira, que com a entrada em funcionamento da estação de tratamento de água de Sábiè, no distrito de Moamba, província de Maputo, os municípios de Maputo, Matola, e o distrito de Marracuene passam a dispor de água potável durante todo o ano e reduzir as restrições de água causadas pelas limitações do fornecimento do rio Umbelúzi.

 

Filipe Nyusi que falava, esta quarta-feira, após a inauguração daquela infra-estrutura, co-financiada pelo Banco Mundial e com capacidade de 60 mil metros cúbicos por dia

Referiu que o investimento em infra-estruturas hídricas, produz retornos sociais que muitas das vezes não são quantificadas, no que tange ao desenvolvimento humano.

“O governo tem a consciência que ainda existe um longo caminho a percorrer. O nosso compromisso é de continuar a criar condições para que mais moçambicanos, empresas, escolas, hospitais, aldeias e cidades tenham acesso a água potável e saneamento adequado “, disse.

Face a demanda crescente de água o Chefe de Estado anunciou estarem em curso projecto “Pravida” que abrange, neste momento, um milhão setecentas mil pessoas.

Nyusi explicou ainda que a decisão de tirar água do Sábiè, resulta do facto de o Umbelúzi não conseguir responder os desafios do crescimento da população da região metropolitana do Grande Maputo e da indústria.

O empreendimento ora inaugurado vai funcionar em pleno, a partir deste mês, com a entrada em operação dos centros de distribuição de água de Matlemele e Guava.

A estação de tratamento de água de Sábiè poderá, na segunda fase, duplicar a sua capacidade para 120 mil metros cúbicos por dia, num investimento total de 220 milhões de dólares. (RM)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram