O agrónomo e especialista brasileiro em maneios do solo, Douglas Víctor, defende a introdução de um modelo de agricultura familiar integrada, onde cada membro produz um tipo de cultura alimentar.
Para Douglas Victor, esta pode ser uma das saídas para o fim da desnutrição crónica que afecta alguns pontos do país, com maior destaque para a província de Nampula.
O agrónomo brasileiro falava na Primeira Conferência Internacional de Nutrição e Agro-negócios que arrancou, esta quinta-feira na cidade de Nampula.
“Sistema sustentável dentro da unidade familiar onde essas pessoas estâo produzindo peixe ou está produzindo frango e toda a alimentação, ração que é utilizada, também é feita pela produção no local, na própria fazenda. O que sobra dessa produção é usado para fazer a adubação da fazenda. Então, todo esse sistema foi desenvolvido para que seja um sistema fechado, onde tudo o que produtor precisa, seja gerado dentro da própria fazenda e consiga alimentar a família com qualidade para superar esse desafio da nutrição” afirmou.
A conferência é organizada pelo Conselho Executivo de Nampula com o apoio da Organização não-governamental Internacional que espera ver uma reflexão pontual à altura para dar resposta à desnutrição que assola maioritariamente crianças. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.