"Não temos que esperar por uma vacina. Temos que salvar vidas já"

Publicado: 20/07/2020, 21:11
Categoria:

O director-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicou, em conferência de imprensa, que o rastreamento de contactos tem que ser a base do combate à propagação da Covid-19.

"As medidas de confinamento podem ajudar a reduzir a transmissão de Covid-19, mas não podem acabar com ela completamente. O rastreamento de contactos é essencial para encontrar e isolar casos e identificar e colocar em quarentena os seus contactos", disse director-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), esta segunda-feira, em conferência de imprensa sobre o novo coronavírus (SARS-CoV-2).
Tedros Adhanom Ghebreyesus falava sobre o impacto da pandemia nas populações indígenas na América do Sul (mais de 70 mil casos detectados e mais de 2 mil mortes desde 6 de Julho) para sublinhar a importância do trabalho de "mão de obra no terreno" para rastrear pessoas infectadas e o seus contactos.
"Uma das ferramentas-chave para suprimir a transmissão de Covid-19 em comunidades indígenas - e em todas as comunidades - é o rastreamento de contactos. Nenhum país consegue controlar uma epidemia se não sabe onde está o vírus", disse o responsável médico.
Assumindo que as "aplicações móveis podem ajudar", Tedros Adhanom Ghebreyesus garantiu que "nada substitui mão de obra no terreno - profissionais treinados de porta em porta para encontrar casos e contactos, e interromper cadeias de transmissão".
"O rastreamento de contactos é essencial para todos os países, em todas as situações. Pode evitar que casos individuais se tornem em surtos e que surtos se tornem em transmissão comunitária", disse, recordando que este mecanismo foi a base do combate a epidemias como a do ébola ou da poliomielite.
"A Covid-19 pode ser parada com uma liderança forte, envolvimento da comunidade e com uma estratégia compreensiva para suprimir a transmissão e salvar vidas. Não temos que esperar por uma vacina. Temos que salvar vidas já", completou. (RM /NMinuto)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram