Niassa: Autoridades apelam à conservação da herança cultural

Publicado: 18/04/2021, 13:23
Categoria:

A Direcçao Provincial da Cultura e Turismo no Niassa desafia as novas gerações a Salvaguardar a herança cultural da provincia.

 

O Desafio foi lançado esta sexta-feira  a margem de uma mesa redonda  envolvendo professores secudarios  e dos diversos estabeleciomentos de ensino superior , alusiva ao dia internacional dos monumentos e  sitios historicos  que se assinala este Domingo.

O  directo Provincial da Cultura e Turismo no Niassa, Mateus Chapungo disse que  salvaguardar a herança cultural é reforçar os laços identitarios e  fomentar o dialogo entre a tradiçao e o progresso.

Mateus  Chapungo acrescetou  ainda que a valorizaçao e conservaçao  do patrimonio cultural estimula  o conhencimento entre geraçoes  e reforça os laços identitarios.

Na ocasiao,  Francisco Cataua docente da Universidade Rovuma, extensao de Lichinga, destacou a  necessidade de roforço da informaçao sobre a importancia  de valorizaçao dos monumentos e sitios historicos nas escolas e nas familias.

A provincia do Niassa possui mais de quinhengtos  munumentos e sitios historicos, com destaque para monumentos herguidos em memoria de alguns herois, locais de cultos, tumulos, pinturas rupestres entre outros.(RM)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram