Niassa. Cerca de 3 mil pacientes retomam tratamento anti-retroviral

Publicado: 15/08/2022, 21:04
Categoria:

Cerca de três mil de um universo de cinco mil pessoas vivendo com o HIV/ SIDA, que haviam abandonado o tratamento anti-retroviral no primeiro semestre deste ano, retomaram os cuidados de saúde, na província do Niassa.

Fernando Come, técnico da área de saúde na Associação Progresso no Niassa, disse que o estigma, a descriminação e o facto de não se acreditar que SIDA é realidade, são alguns dos factores que levam os pacientes a abandonar o tratamento da doença.

A fonte explicou que através de activistas comunitários de busca activa, pretende-se que os pacientes com HIV/SIDA continuem a receber tratamento nas unidades sanitárias, sem constrangimentos.

Fernando Come avançou que um dos principais objectivos da busca é de que todos os doentes tenham carga viral indetectável.

O projecto de recuperação dos abandonos tem o apoio do Fundo Global em parceria com o Centro de Colaboração em Saúde e o Ministério da Saúde.(RM)

Tags: ,

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram