Niassa: famílias deslocadas de Mecula retornam as origens

Publicado: 19/02/2022, 15:17
Categoria:

Na Província de Niassa, o processo de retorno das famílias deslocadas dos ataques terroristas em Mecula para as zonas de origem regista morosidade devido a degradação das vias de acesso.

 

Até esta sexta-Feira, retornaram as suas zonas de origem as famílias dos povoados de Lichengue e Macalanje e os deslocados de Nampequesso tomaram a decisão de fixarem suas residências próximo da sede distrital, ao longo da estrada Mecula-Marrupa.

O administrador do distrito de Mecula, António Paulo, disse que devido a degradação da estrada que liga a sede distrital aos povoados de Naulala 1 e 2, cerca de Setenta quilómetros a única viatura com capacidade de alcançar as zonas transporta periodicamente apenas Dezassete famílias.

Quanto a reconstrução das habitações destruídas, de um plano de Quinhentas Cinquenta e duas foram reconstruídas trinta e uma. O administrador António Joaquim reconhece igualmente uma morosidade mas esclareceu que a prioridade de momento é a pratica da agricultura.

Na sua recente vista de trabalho a Mecula a governadora do Niassa, Judite Massenjele disse que o governo esta a estudar alternativas para tornar célere o processo de retorno dos deslocados as suas zonas de origem porquanto a situação política militar prevalece calma.

Actualmente a maior parte das instituições públicas como escolas e unidades sanitárias estão a funcionar bem como o comércio e os transportes semi-colectivos de passageiros nos sentidos Mecula-Marrupa e vice-versa. (RM)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram