O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM), no Niassa apela aos camponeses da região para não lançarem muito cedo a semente á terra, em face de previsão de ocorrência do fenómeno El Niño, na época chuvosa que se avizinha.
Dados do INAM indicam que a província do Niassa vai registar chuvas normais, com tendência para abaixo de normal, sobretudo na região norte, no período de Outubro a Dezembro; chuvas normais com tendência acima de normal, de Janeiro a Abril de 2023.
E para se evitar a deterioração de sementes em campo de produção, o delegado do Instituto Nacional de Meteorologia, no Niassa, Tomás Inácio, apela aos camponeses a se basearem em informações do sector, para o início das sementeiras.
A fonte diz que a variabilidade climática desfavorável aos produtores, resulta das alterações climáticas que o planeta Terra está sofrendo. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.