Niassa: Mais de quinhentas e cinquenta pessoas morreram de HIV/SIDA

Publicado: 02/12/2022, 10:20

Quinhentas e cinquenta e sete pessoas morreram por HIV/SIDA, dos setenta mil casos registados até ao terceiro trimestre deste ano, na Província do Niassa.

O numero de óbitos por HIV/SIDA aumentou em quinze porcento comparativamente a igual período do ano passado em que a doença matou mais de quatrocentas e oitenta e seis pessoas.

Os números foram tornados público esta quinta-feira pelo Secretário de Estado no Niassa, Dinís Vilanculo, na esteira das celebrações do dia Mundial de luta contra o HIV/SIDA.

Vilanculo disse que o número de novas infecções que é de quatro mil e quinhentas pessoas por ano, é preocupante exigindo assim a implementação de programas de prevenção mais eficientes.

O chefe do Conselho dos Serviços de representação de estado no Niassa, disse que o governo vai continuar a intensificar as acções de prevenção, tratamento e mitigação em colaboração com as organizações da sociedade civil.

Na ocasião, Dinís Vilanculo chamou atenção sobre a necessidade de adesão ao diagnóstico e tratamento anti-retroviral e condenou igualmente o estigma e discriminação contra pessoas vivendo com o HIV/SIDA, um dos motivos que propicia o aumento da propagação da doença nas comunidades.

Em mensagem, as organizações de pessoas vivendo com o HIV/SIDA no Niassa afirmam que apesar de todas as unidades sanitárias da Província oferecerem os serviços do TARV, continuam aumentar as novas infecções e mortes relacionados com a doença. (RM)

Tags: 

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram