Niassa  prepara estratégias de prevenção e intervenção para a época chuvosa

Publicado: 08/09/2022, 7:19
Categoria:

O Instituto Nacional de Gestão e Redução de Tisco de Desastres (INGD), no Niassa, reúne-se, dentro de dias, na cidade de Lichinga, com os seus parceiros com vista a delinear estratégias de prevenção e intervenção em casos de eventos extremos na época chuvosa que se avizinha.

Os preparativos ocorrem numa altura em que previsões meteorológicas indicam que a próxima época chuvosa vai ser normal, abaixo do normal, de Outubro a Dezembro e de normal acima do normal, de Fevereiro a Março.

O delegado do INGD no Niassa, Friday Taibo, disse à Rádio Moçambique que para além deste encontro, nas plataformas digitais decorrem reuniões internacionais com vários actores que trabalham para assuntos de emergência, pelo mundo.

O objectivo, de acordo com o nosso entrevistado, é garantir que em caso de eventos extremos os efeitos venham a ser mínimos.

Ainda no contexto de emergência, Niassa já activou trinta e oito dos sessenta e quatro comités de emergência, com destaque para os comités de Cuamba, Lago, Mecanhelas, Lichinga, Majune e Mandimba, tidos como os mais vulneráveis a calamidades naturais.

Estes comités já receberam kits contendo rádios, bicicletas, coletes e megafones para reforçar a sua capacidade interventiva, disse a nossa fonte.

As restruturações dos comités de emergência continuam a decorrer tudo no quadro do lema “ Melhor prevenir do que remediar”, frisou Friday Taibo, delegado do Instituto Nacional de Gestão e Redução de Risco de Desastres no Niassa. (RM)

Tags: ,

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram