
No país, perto de trinta por cento dos homens sofrem de problemas relacionados com o cancro da próstata.
De dois e mil e vinte e dois a esta parte, mais de mil e quinhentos novos casos são diagnosticados nas unidades sanitárias, com uma taxa média de mortalidade de cinco por cento.
São dados apresentados pelo Ministro da Saúde, Ussene Isse, que destacou o consumo excessivo de tabaco, álcool e os acidentes vasculares cerebrais, como factores que concorrem para o cancro da próstata.
“ E como sabe, os homens têm muito medo de ir nos hospitais, não gostam. As pessoas que mais frequentam os nossos serviços são as mulheres, talvez porque estão com as crianças mas os homens, uma das grandes fraquezas que nós temos no Sistema Nacional de Saúde, são os homens. Por isso, neste ciclo de governação, nós também vamos trazer programas -Saúde para o Homem-para ver se conseguimos também captar, porque a situação da saúde do homem está cada vez mais complexa. Então, significa que se nós não aproveitarmos esta janela, de colocar intervenções focalizadas para o homem, teremos de facto, muitos problemas de saúde pública no nosso país“, disse.
Ussene Isse falava, este domingo, na cidade da Matola, província de Maputo nas cerimónias de lançamento do Novembro Azul, mês dedicado a prevenção e controlo do cancro da próstata. (RM)



Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.