No País. Um em cada três adultos sofre de hipertensão arterial

Publicado: 06/10/2022, 20:43
Categoria:

Um em cada três adultos sofre de hipertensão arterial, no País.

Segundo a Chefe da Divisão de Doenças Não Transmissíveis, no Instituto Nacional de Saúde, esta situação espelha a gravidade em relação ao elevado número de doenças crónicas que afectam particularmente os adultos.

Ana Olga Mocumbi falava, hoje, no IV Fórum de discussão dos Resultados da Pesquisa Científica em Saúde, que decorre, na cidade de Maputo.

“Isso é um número muito elevado, uma vez que a hipertensão causa complicações sérias tais como o acidente vascular cerebral, vulgarmente chamado trombose, que é uma das principais causas de mortalidade e incapacidade em Moçambique. Também causa outras complicações como a falência do coração, que deixa de funcionar bem e a pessoa tem um quadro que nós chamamos insuficiência cardíaca “, disse.

Para fazer face a esta situação, o Instituto Nacional de Saúde (INS) diz estar a implementar cursos de curta duração e treinamento em áreas de epidemiologia, laboratório e vigilância, para além de metodologia de investigação. ( RM)

Tags: ,

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram