Novo primeiro-ministro britânico afirma “apoio total” à Ucrânia

Publicado: 26/10/2022, 8:29
Categoria:

O presidente da Ucrânia revelou no Twitter que esteve em contacto com Rishi Sunak, o agora primeiro-ministro britânico, que assumiu funções esta terça-feira.
O presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky revelou, esta terça-feira, numa publicação na sua página oficial do Twitter, que teve uma “conversa excelente”, via telefone, com o actual primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak.
"Concordamos em escrever um novo capítulo nas relações entre a Ucrânia e o Reino Unido, mas a história é a mesma: apoio total diante da agressão russa”, escreveu Zelensky na publicação
Aproveitou ainda para agradecer o contacto do primeiro-ministro britânico.
Numa mensagem em vídeo, o chefe de estado ucraniano revelou ainda que convidou Sunak a visitar a Ucrânia.
"Estou confiante de que a parceria entre os nossos países e a liderança britânica, que se tornou tradicional na defesa da democracia e da liberdade, continuará a fortalecer-se", realçou Zelensky.
Em Londres, durante o seu primeiro discurso em Downing Street, o novo primeiro-ministro britânico denunciou "a terrível guerra" travada pela Rússia na Ucrânia, manifestando o seu apoio a Kiev para derrotar Moscovo.
Recorde que, esta terça-feira, Zelensky pediu compromisso internacional para cobrir o défice orçamental da Ucrânia de 38.000 milhões de dólares , resultante da invasão russa.
"Para a Ucrânia, é uma quantia considerável de dinheiro", disse o presidente ucraniano, ao discursar por vídeo numa conferência internacional sobre a reconstrução da Ucrânia, que decorreu em Berlim.
A ajuda orçamental destina-se a pagar salários, pensões e custos normais de funcionamento das estruturas estatais ucranianas.
Zelensky apelou para a criação de uma "plataforma de coordenação financeira" para a reconstrução da Ucrânia. (RM /NMinuto)

Tags: 

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram