A curta metragem documental moçambicana Vândalos realizada por Melchior Ferreira e Billy Boy, conquistam novas audiências com destaque para Estados Unidos, Brasil e alguns países da Europa.
O filme dá voz a uma juventude marginalizada, mas resiliente. A narrativa destaca Lembranço, o personagem principal, um jovem vendedor ambulante, ou seja “chips boy”, que vive diariamente o estigma de ser considerado um “molwene”, um vândalo sem futuro.
Mas por detrás dos rótulos, atribuídos pela sociedade, esconde-se um jovem com talento, esperança e ambição.
Está curta-metragem é um retrato íntimo da sua luta por dignidade e mudança, numa sociedade que tantas vezes vira o rosto àqueles que mais precisam de ser ouvidos.
Para os realizadores do filme,Melchior Ferreira e Billy Boy, a curta metragem é uma produção além de um projecto cinematográfico, uma vez que apresenta uma tentativa consciente de expor, com honestidade brutal e beleza visual, as camadas invisíveis da juventude urbana moçambicana.
A estreia oficial em Moçambique aconteceu neste terça-feira (13/05) no Centro Cultural Franco Moçambicano. Os realizadores prometem criar condições para que os amantes do cinema pelo no país e no mundo possa assistir e filme em outros espaços brevemente.
Os realizadores do filme sonham em mais prémios pela forma como a narrativa do filme é apresentada.
Em “Vândalos” os realizadores pretendem estimular o diálogo sobre exclusão social e juventude moçambicana, assim como criar impacto social através de exibições comunitárias e debates pós-filme.
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.