Ómicron detectada em 89 países, casos duplicam rapidamente, diz OMS

Publicado: 19/12/2021, 6:50
Categoria:

A variante Ómicron do coronavírus foi detectada em 89 países, e os casos de covid-19 envolvendo a variante duplicam a cada 1,5 a 3 dias em locais com transmissão comunitária, disse, este sábado, a Organização Mundial de Saúde (OMS).

A "vantagem de crescimento substancial" da Ómicron sobre a variante Delta significa que é provável que em breve supere a Delta como a forma dominante do vírus em países onde se espalha localmente, de acordo com a agência de saúde da ONU.
A OMS observou que o Ómicron está a espalhar-se rapidamente, mesmo em países com altas taxas de vacinação ou onde uma proporção significativa da população se recuperou dos níveis de imunidade populacional.
Ainda não está claro se o rápido crescimento de casos de Ómicron é porque a variante contorna a imunidade existente, se é inerentemente mais transmissível do que as variantes anteriores, ou se é uma combinação de ambas, disse a OMS.
Outras questões importantes sobre o Ómicron permanecem sem resposta, incluindo a eficácia de cada uma das vacinas Covi-19 existentes assim como a gravidade da doença nos pacientes contaminados.
A OMS rotulou o Ómicron de uma variante de preocupação pela primeira vez em 26 de Novembro.
A covid-19 provocou mais de 5,33 milhões de mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.
Uma nova variante, a Ómicron, classificada como "preocupante" pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detectada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, a 24 de Novembro. (RM /NMinuto)

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram