OMS anuncia programa que indemniza pessoas vacinadas com efeitros adversos

Publicado: 23/02/2021, 8:41
Categoria:

A Organização Mundial da Saúde anunciou, esta segunda-feira, a criação de um programa que permite indemnizar pessoas vacinadas contra a covid-19 que tenham reações adversas graves, evitando que recorram a tribunais, um meio moroso e caro.

 

O programa, inédito, abrange apenas pessoas oriundas dos 92 países mais pobres, elegíveis para vacinas financiadas pelo mecanismo de distribuição universal e equitativa Covax, co-dirigido pela OMS.

A iniciativa, sem custos para os beneficiários, é subsidiada pelos financiadores do Covax, por intermédio de uma pequena taxa adicionada a cada dose de vacina distribuída até 30 de Junho de 2022.

Em comunicado, publicado na página da organização na internet, a OMS refere que se trata de "um procedimento rápido, justo e transparente" para indemnizar possíveis lesados da vacinação, que tenham "efeitos adversos raros, mas graves".

A OMS assinala que, apesar de as vacinas para a covid-19 adquiridas ou distribuídas pelo Covax terem uma "aprovação regulamentar" ou "autorização de uso de emergência" que confirmam a sua segurança e eficácia, podem, "em casos raros", como "acontece com todos os medicamentos", provocar "reações adversas graves".

Até 31 de Março será disponibilizado um portal com informações sobre o programa e a forma de acesso às compensações.

Esta segunda-feira, na habitual videoconferência de imprensa, a OMS indicou que 200 milhões de doses de vacinas foram já administradas no mundo, sem qualquer "sinal de alarme" em termos de segurança. (RM-Angop)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram