OMS apela para doação de dez milhões de doses de vacinas para 20 países

Publicado: 26/03/2021, 20:09
Categoria:

O director-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) apelou hoje para a doação de 10 milhões de doses de vacinas contra a covid-19, para que 20 países possam iniciar a vacinação nos próximos 15 dias.

Tedros Adhanom Ghebreyesus fez o apelo na habitual videoconferência de imprensa sobre a pandemia da covid-19, transmitida da sede da organização, em Genebra, na Suíça.
Segundo o dirigente da OMS, 20 países abrangidos pelo mecanismo de distribuição universal e equitativa de vacinas Covax, co-dirigido pela organização, continuam sem vacinas.
Para que a vacinação possa começar em todos os países nos primeiros 100 dias de 2021, conforme a meta traçada pela OMS, estes 20 países necessitam de ter 10 milhões de doses para iniciar a inoculação nas próximas duas semanas.
"O Covax precisa de 10 milhões de doses imediatamente para que estes 20 países possam começar a vacinar os profissionais de saúde e os idosos nas próximas duas semanas", frisou Tedros Adhanom Ghebreyesus, solicitando aos países que disponham de vacinas a mais para as suas necessidades que "doem o maior número possível de doses" para que a OMS possa "cumprir esta meta".
"Dez milhões de doses não é muito, nem é o suficiente, mas é um começo", afirmou, assinalando que "existem diversos países que podem doar estas doses" sem perturbar as suas campanhas de vacinação.
"Partilhar doses é uma escolha política", disse, lamentando que "acordos bilaterais, proibição de exportações, nacionalismo e diplomacia de vacinas" tenham levado a atrasos nas entregas ao Covax e deixado "frustrados" os países que "investiram de boa-fé" neste mecanismo de distribuição de vacinas.
A pandemia da covid-19 provocou, pelo menos, 2.756.395 mortos no mundo, resultantes de mais de 125,4 milhões de casos de infecção, segundo um balanço feito pela agência noticiosa francesa AFP. (RM /NMinuto)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram