OMS declara fim da segunda epidemia de Ébola na Guiné-Conacri

Publicado: 19/06/2021, 14:02

A Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Guiné-Conacri anunciaram este sábado em Nzérékoré o fim da segunda epidemia de Ébola naquele país, cinco meses depois de a doença ter reaparecido.

 "Tenho a honra de falar neste dia de declaração do fim da doença pelo vírus Ébola" na Guiné-Conacri, declarou o responsável da OMS, Alfred Ki-Zerbo, durante cerimónia oficial em Nzérékoré, onde a doença reapareceu no final de janeiro.

"Gostaria, em nome do Chefe do Estado (Presidente Alpha Condé), de declarar o fim do ressurgimento da doença do vírus Ébola na República da Guiné-Conacri", indicou por sua vez o ministro da Saúde daquele país, o clínico geral Rémy Lamah.

Dezasseis casos foram confirmados e sete apontados como prováveis foram identificados durante esta última epidemia na Guiné-Conacri. Onze doentes recuperaram e 12 morreram, de acordo com um comunicado da OMS hoje publicado.

Um balanço anterior dado na quinta-feira apontava para cinco mortos.

A epidemia de 2021 foi rapidamente derrotada por comparação com 2013-2016, altura em que se propagou à Libéria e Serra Leoa.

Entre o final de 2013 e 2016, a pior epidemia do mundo desde a identificação do vírus em 1976 matou mais de 11.300 pessoas, sobretudo na Guiné-Conacri (2.500 mortos), Libéria e Serra Leoa, três dos países mais pobres do mundo. (RM-NM)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram