OMS. Desconhecimento sobre origem do vírus "compromete" preparação futura

Publicado: 22/12/2022, 9:31

O director-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou, esta quarta-feira, que o desconhecimento que ainda subsiste sobre a origem do coronavírus que causa a covid-19 "compromete a capacidade" de preparação para "futuras pandemias".
Tedros Adhanom Ghebreyesus falava na vídeo-conferência de imprensa semanal da OMS, a última de 2022, assinalando que a organização continua "a pedir à China para que realize os estudos solicitados".
Ghebreyesus frisou que todas as hipóteses sobre a origem do coronavírus SARS-CoV-2 "continuam sobre a mesa".
Os peritos da OMS que viajaram no ano passado para a China, onde o coronavírus foi detectado pela primeira vez em 2019, admitiram quatro hipóteses para a origem do SARS-CoV-2: transmissão de um animal às pessoas através de um animal intermediário (hipótese mais provável), transmissão directa através de uma única espécie, contaminação na cadeia alimentar ou acidente laboratorial.
A covid-19 é uma doença respiratória infecciosa causada pelo SARS-CoV-2, detectado em finais de 2019 na China e que se disseminou rapidamente pelo mundo.
A doença é uma emergência de saúde pública internacional desde 30 de Janeiro de 2020 e uma pandemia desde 11 de Março de 2020.
O SARS-CoV-2 assumiu várias variantes e sub-variantes, umas mais contagiosas do que outras.
De acordo com o centro de recursos para a covid-19 da universidade norte-americana Johns Hopkins, a pandemia já causou mais de 6,6 milhões de mortos e mais de 650 milhões de infectados no mundo. Ao todo, à data, foram administradas mais de 13,1 mil milhões de doses de vacinas. (RM /NMinuto)

Tags: 

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram