OMS pede alteração na composição das vacinas contra a Covid-19

Publicado: 11/01/2022, 18:31

O Objectivo é torná-las mais eficazes contra a Ómicron e futuras variantes de preocupação. Especialistas desaconselham também a que se repita a toma da mesma vacina.

 

A Organização Mundial da Saúde pediu esta terça-feira uma actualização na composição das vacinas contra a Covid-19 de modo a que estas se tornem mais eficazes contra a Ómicron e futuras variantes e que também previnam melhor a transmissão da doença.

"A composição das vacinas actuais pode precisar ser actualizada, para garantir que as vacinas contra a Covid-19 continuem a fornecer os níveis de protecção recomendados pela OMS", refere um comunicado do grupo de peritos consultivo da OMS para a vacinação contra o novo coronavírus.

Nesse sentido, os especialistas sugerem a necessidade de se trabalhar para alcançar uma vacina "mais sustentável e com visão de longo prazo, que seja eficaz contra qualquer variante futura".

Por outro lado, embora o documento não se oponha a doses de reforço, este refere que "uma estratégia de vacinação que implique a toma de doses repetidas da vacina original provavelmente não é sustentável ou apropriado".

A equipa responsável por analisar as vacinas contra o vírus acredita que a variante Ómicron não será certamente a última a ser classificada como "preocupante" pela Organização Mundial da Saúde.

Até agora, a OMS reportou cinco variantes consideradas preocupantes: Alpha, Beta, Gamma, Delta e Ómicron.

A Ómicron, detectada na África do Sul, implica maior infecciosidade devido ao "elevado número de mutações". (RM-NM)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram