ONU. Conselho de Segurança discute desvio de avião para Minsk

Publicado: 25/05/2021, 18:34
Categoria:

A Reunião vai ter lugar esta quarta-feira. Em cima da mesa vai estar o desvio do voo da Ryanair que transportava o jornalista Roman Protasevich.

 

O Conselho de Segurança da ONU vai reunir-se esta quarta-feira, e há um tema que países como a Estónia e a França vão trazer para a mesa: o desvio do avião que transportava Roman Protasevich, alegadamente orquestrado pelo regime bielorrusso, de Alexander Lukashenko, avança a Reuters.

O avião da Ryanair onde viajava o jornalista tinha saído de Atenas, na Grécia, este domingo, e seguia para Vílnius, na Lituânia, mas foi desviado para Minsk, na Bielorrússia, sob o pretexto de uma ameaça de bomba. 

Posteriormente, a aeronave seguiu para o destino que tinha inicialmente, já sem Roman Protasevich, crítico do regime bielorrusso, de 26 anos, a bordo. 

Em resposta, os líderes europeus, reunidos em Bruxelas, decidiram na segunda-feira pedir às companhias aéreas europeias que evitem o espaço aéreo bielorrusso, enquanto banem as transportadoras da Bielorrússia na Europa, exigindo ainda mais sanções contra o regime de Lukashenko.

Já o pai de Protasevich referiu que acredita que o filho poderá ser vítima de agressão ou tortura. "Esperamos que ele consiga lidar. Temos medo de sequer pensar nisso, mas é possível que ele seja agredido ou torturado. Temos muito medo disso", indicou Dmitri Protasevich à BBC na segunda-feira, altura em que as autoridades bielorrussas divulgaram um vídeo do jornalista a admitir ter cometido crime.

Em declarações à AFP, o pai indicou que o filho estava "muito nervoso" e que "falava de uma forma pouco usual dele". "É claro que ele foi fisicamente maltratado porque se vê sinais de agressão na cara dele", declarou, sublinhando, inclusive, que parecem faltar-lhe dentes. (RM-NM)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram