ONU: Merkel felicita reeleição de Guterres e aplaude esforço

Publicado: 18/06/2021, 17:32
Categoria:

A chanceler alemã, Angela Merkel, felicitou esta sexta-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, pela sua reeleição e sublinhou o seu empenho na luta contra as alterações climáticas e o multilateralismo.

 

Em comunicado divulgado pouco após a reeleição, Merkel frisou o "compromisso" de Guterres com a "resolução pacífica dos conflitos", a "protecção do clima" e as "soluções inovadoras para os problemas globais".

"A pandemia ensinou-nos que é essencial a capacidade das Nações Unidas para reagir rapidamente aos desafios atuais", indicou.

Neste âmbito, Merkel assinalou a concretização do mecanismo Covax para a compra conjunta de vacinas contra o coronavírus e a sua distribuição entre países em vias de desenvolvimento.

"A Alemanha permanecerá um parceiro fiável das Nações Unidas", afirmou a chanceler, que desejou "muito êxito" ao diplomata e ex-primeiro-ministro português para o seu segundo mandato.

A Assembleia geral da ONU confirmou esta sexta-feira que António Guterres se manterá na liderança das Nações Unidas por mais cinco anos, após receber o apoio das potências do Conselho de Segurança em 08 de Junho. (RM-NM)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram