Oposição sul-africana apresentar Plano para resolver desafios económicos

Publicado: 25/01/2024, 8:40
Categoria:

Os líderes de onze partidos na oposição sul-africana, que formam a chamada Carta Multipartidária, apresentaram, esta quarta-feira, o plano para resolver os desafios económicos que a África do Sul enfrenta.

A Carta Multipartidária foi criada em Julho do ano passado com o objetivo de desalojar o Congresso Nacional Africano (ANC) do poder na África do Sul, nas eleições gerais, a terem lugar este ano.

Esta quarta-feira, em Durban, os líderes da Carta Multipartidária apresentaram o plano sobre o crescimento económico, a estabilização das finanças públicas, a criação de empregos e a melhoria da qualidade da Educação.

O referido plano destaca que a Carta Multipartidária vai, entre outras, criar capacidade produtiva e de produção, através da redução dos preços dos combustíveis, da reforma dos impostos sobre os combustives e da desregulamentação do sector e ainda estabelecer uma disciplina fiscal sobre o endividamento do governo.

Os onze partidos dizem ainda que, se forem governo, vão dotar os sul-africanos  de uma educação de qualidade que possa abordar as desigualdades sociais, permitir a participação activa na economia e aumentar a produtividade.

Prometem, igualmente, defender os direitos de propriedade e introduzir medidas legislativas adicionais para proteger a terra, o capital e os direitos de propriedade intelectual.

Estes são, na perspectiva da Carta Multipartidária, os caminhos que vão levar a África do Sul para o que designam de uma nova direção econiomica.

Por isso, na conferencia de imprensa de Durban, foram renovados os apelos para que os sul-africanos apoiem a Carta Multipartidária com promessas de trazer mudanças significativas.

Os lideres dos onze afirmam ainda que a economia sul-africana tem um potencial imenso, e acusam  o Congresso  Nacional Africano de ter colocado demasiados obstáculos no caminho que devia ser trilhado pela economia.

Para exemplificar apontaram o colapso da TRANSNET, empresa publica que gere os Portos e os Caminhos de Ferro da África do Sul e o fracasso da implementação do programa de empoderamento económico.

A Carta Multipartidaria integra a Aliança Democratica, o Action SA, o Inkata partido da Liberdade e outros pequenos partidos.

Sabe-se que o Comité Executivo Nacional do ANC agendou, para esta sexta-feira, o inicio de uma longa reunião que deverá terminar somente na segunda-feira.

Em agenda, a análise da actual situação politica do país, tendo no horizonte as eleições deste ano. O poderoso órgão do ANC pode vir a tomar posição sobre o recém criado partido Umkhonto We Sizwe, liderado por Jacob Zuma. (RM Pretória)

Tags: 

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Newsletter Form (#3)
Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram