País arrecada cerca de 29 milhões de meticais provenientes de multas na mineração ilegal

Publicado: 25/11/2020, 12:54
Categoria:

As multas aplicadas, este ano, às empresas de mineração, no país, por violação das normas, atingem cerca de 29 milhões de meticais.

 

A informação foi prestada pelo Inspector-geral dos Recursos Minerais e Energia, Obete Matine, no âmbito do segundo Conselho Nacional de Inspectores do sector, que decorre em Maputo, de hoje até próxima sexta-feira.

Entre as irregularidades, Obete Matine, destacou a falta do controlo de produção. 

Outra preocupação, segundo Obete Matine, é a falta de planos de emergência e de segurança técnica e poluição ambiental.

Em relação à mineração artesanal de pequena escala, o Inspector-geral dos Recursos Minerais e Energia diz ser necessária a organização, formalização e legalização da actividade, para não alimentar o contrabando.

As gemas e o ouro têm sido os minerais mais preferidos para o contrabando, com o mercado asiático como principal destino.

No âmbito do Conselho Nacional de Inspectores do sector, Obete Matine exigiu uma inspecção contínua, para que todas as operações decorram com respeito as normas. (RM)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram