Moçambique tem um cumulativo de 17 casos de mpox, mais conhecido por varíola dos macacos, todos registados no distrito de Lago, na província do Niassa.
É uma actualização feita esta sexta-feira, em Vilankulo, na província de Inhambane, pelo Ministro da Saúde, assegurando que a situação está controlada, no país.
Em face desta situação, Ussene Isse, apela para o reforço da vigilância sanitária nas comunidades.
“Temos que continuar a manter todas as medidas de prevenção, principalmente explicar as pessoas, aqueles que se virem que têm manchas ou borbulhas na pele, rapidamente irem ao hospital mas neste momento é só no distrito do Lago e a situação está devidamente controlada e as nossas equipas estão a monitorar 24 sobre 24 horas a situação de mpox mas quero tranquilizar o povo moçambicano que a situação está controlada. Vamos manter cada vez mais as medidas de prevenção, as medidas de higiene que são muito importantes; evitar o contacto entre nós, evitar o contacto com roupas de pessoas contaminadas. O que estamos a fazer também, todos aqueles que estão com a doença estamos a isolar”, disse.
Mesmo com a situação já controlada, no país, o Ministro da Saúde., Ussene Isse, garantiu que o sector continua a reforçar as medidas de controlo e rastreio para evitar o alastramento da doença. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.