País: Inicia relaxamento de algumas medidas de controlo da propagação da Covid-19

Publicado: 18/08/2020, 6:22
Categoria:

Moçambique inicia, esta terça-feira o relaxamento de algumas medidas de controlo da propagação da Covid-19, com a retoma de alguns sectores de actividade.

 

Manica:

A governadora de Manica, Francisca Tomás, insta os gestores das instituições públicas e privadas a reforçarem as acções de prevenção da covid-19, a partir desta semana em que se inicia o relaxamento de algumas medidas de controlo.

Sofala: Ainda não há condições para a retoma de cultos colectivos

Em Sofala ainda não há condições para a retoma, esta semana, de cultos colectivos.

Quem o diz é o director dos serviços provinciais da Justiça e Trabalho, Mário Xavier.

Ao todo oito confissões religiosas já foram inspeccionadas e nenhuma reúne as condições para a reabertura.

Mário Xavier apontou várias anomalias detectadas que vão desde a falta de água e de material de higienização até a ausência de garantia de distanciamento físico nos locais de culto.

 “Já deixamos recomendações, iremos fazer a devida fiscalização em todas as igrejas da província” disse.

Os líderes religiosos garantem estar empenhados na criação de condições, mas queixam-se de haver muitos requisitos para a retoma de cultos.

 O governo tem que ter uma ponderação em algumas outras coisas. Temos zonas rurais, para além disso a preparação da igreja neste momento pode ser ineficaz porque a igreja já esteve 4 meses sem colecta financeira, algumas condições são criadas a custo do próprio pastor” frisou.

Na província de Sofala há mais de duzentas confissões religiosas não licenciadas, cuja reabertura está para já proibida.

O Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos já alertou que não vai tolerar casos de confissões religiosas que não observarem os protocolos sanitários para a realização de cultos. (RM Sofala)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram