País: Mais de 400 artes nocivas de pesca apreendidas

Publicado: 03/11/2020, 18:59
Categoria:

Mais de quatrocentas artes nocivas de pesca foram apreendidas em todo o país, desde o início do período de veda da pesca do caranguejo do mangal, a 15 de Outubro do ano corrente.

 

A informação foi avançada, esta terça-feira em Maputo, pelo director Nacional de Operações no Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas, Leonid Chimarizene.

A fonte disse que a apreensão resulta da inspecção de mais de sete mil artes de pesca, feitas pelo sector, nos primeiros quinze dias após a entrada em vigor da veda da pesca do caranguejo, em todo o país.

A par da proibição da pesca do caranguejo do mangal que vigora até ao dia trinta e um de Dezembro, está a veda da pescaria do camarão de superfície que iniciou a 1 de Novembro e decorre até 31 de Março de 2021.

A chefe do Departamento de Avaliação de Crustáceos, no Instituto de Investigação Pesqueira, Nilza Dias, explica que a adopção do período de veda no país, visa garantir que o pescado atinja a maturação, o que contribui para a melhoria da produção pesqueira.

A veda da pesca do Camarão, abrange o banco de Sofala, Baía de Maputo e a foz do rio Limpopo.

No período de veda 2019/2020 as autoridades pesqueiras apreenderam onze toneladas de camarão e três de caranguejo de superfície, retirados do mar de forma ilegal. (RM)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram