País: Redução de casos da Covid-19 mas com taxa de positividade preocupante

Publicado: 02/03/2021, 7:29
Categoria:

A pandemia do novo coronavírus, no país, tende a estabilizar-se tanto nas novas infecções quanto no número e óbitos, são conclusões da análise epidemiológica semanal apresentada, esta segunda-feira, pelo director-adjunto do Instituto Nacional de Saúde (INS), Eduardo Samo Gudo.

 

No entanto refere que apesar da redução do número de casos, a taxa de positividade continua preocupante.

 “Na última semana tivemos uma média de 543 casos por dia, há 4 semanas tínhamos uma média de 915 casos por dia. É uma redução quase de 40 % de números de casos por dia, mas 543 casos por dia ainda é o número preocupante, isso indica que ainda temos muitas cadeias de transmissão activas. Isto significa que nós temos que continuar a cumprir com as medidas de prevenção, ainda é muito cedo levantarmos a guarda e não cumprirmos com as medidas anunciadas, de maneira nenhuma”, disse.

Em Moçambique, 20,9% das amostras testadas apresentam resultado positivo para a doença, sendo o triplo da taxa reportada em Dezembro, de 7,2 por cento.

O director-geral-adjunto do Instituto Nacional de Saúde refere que a taxa de positividade, ou seja, o número de casos positivos por amostras testadas, é persistentemente alta em quase todas as províncias do país, com excepção de Manica.

Considera, entretanto, que a redução do número de casos positivos nas últimas semanas, em parte, pode ter a ver com as medidas restritivas decretadas pelo Governo, em Fevereiro.

Sobre os receios propalados em relação à toma da vacina contra a Covid-19, Samo Gudo explicou que os países que têm estado a realizar campanhas de imunização apresentam resultados positivos, traduzindo-se na redução de infecções, internamentos e óbitos. (RM)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram