O Serviço Nacional Penitenciário (SERNAP) está a reforçar as medidas de segurança para evitar evasões e fugas de reclusos nos estabelecimentos penitenciários, do país.
É uma informação partilhada a instantes pela directora nacional do Serviço de Reabilitação e Reinserção Social, Virgínia Meque, no espaço Café da Manhã, da Rádio Moçambique.
Virgínia Meque disse dos mil e quinhentos e trinta e quatro reclusos que fugiram dos estabelecimentos penitenciários no ano passado, no contexto das manifestações pós eleitorais, cerca de seiscentos foram recapturados.
“Há um conjunto de medidas de segurança que estão em implementação para reduzir casos de fuga de reclusos tais como fortalecimento de infra-estruturas, sensibilização dos agentes para não enveredarem pela conivência nestes actos, maior rigor na selecção dos reclusos que beneficiam de brigadas de trabalho dentro e fora dos estabelecimentos penitenciários ou para afectação nos centros penitenciários abertos. De referir igualmente que em relação a este número de fuga, quinhentos e oitenta e quatro reclusos já foram recapturados “ , disse.
Actualmente o SERNAP conta com cento e trinta e nove estabelecimentos penitenciários com a capacidade de albergar oito mil reclusos. O número total da população prisional é de vinte mil, dos quais setecentos e trinta e nove são mulheres. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.