Papa Francisco pede "esforço comum" para "diálogo" na crise de eSwatini

Publicado: 04/07/2021, 20:38
Categoria:

O Papa pediu hoje "um esforço comum" pelo "diálogo" no eSwatini, antiga Suazilândia, onde pelo menos 20 pessoas morreram e 150 foram hospitalizadas durante os intensos protestos pró-democracia no país.

Depois de registar as "notícias de tensões e violência" no eSwatini, Francisco referiu-se tanto a quem "tem responsabilidade" pela nação africana como a "quem exprime as suas aspirações para o futuro do país".
O Papa pediu a todos um "esforço comum" pelo "diálogo, reconciliação e composição pacífica dos vários cargos", no final da oração dominical do Angelus, perante dezenas de fiéis reunidos na Praça de São Pedro, no Vaticano.
Segundo a Amnistia Internacional (AI), que também denuncia diversos desaparecimentos, torturas e detenções ilegais, o total de mortes pode chegar a "dezenas" nas últimas semanas, quando uma onda de protestos pró-democracia abalou o país para exigir reformas políticas e gritar contra a repressão.
As mobilizações tornaram-se especialmente violentas desde a última segunda-feira, com saques, e incêndio de camiões, campos e prédios e graves confrontos entre os manifestantes e as forças de segurança.
Em resposta, o governo ordenou recolher obrigatório, cortou a internet e colocou o exército nas ruas.
eSwatini, a última monarquia absoluta na África, de acordo com a Amnistia Internacional (AI), está sob o comando absoluto de Mswati III desde 1986 e tem pouco mais de um milhão de habitantes, a maioria deles jovens. (RM /NMinuto)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram