Parlamento sul-africano rejeita relatório do Painel Independente do caso Phala-Phala

Publicado: 14/12/2022, 10:27
Categoria:

O Parlamento sul-africano rejeitou o relatório do painel independente que investigou o caso de roubo de dinheiro na fazenda do Presidente Cyril Ramaphosa, em Phala-Phala.

Isto quer dizer que não será instituída nenhuma comissão parlamentar para investigar Cyril Ramaphosa.

O Painel Independente concluiu, a um de Dezembro corrente, que Ramaphosa pode ter violado a constituição e as leis anticorrupção.

Na votação havida esta terça-feira, na cidade do Cabo, a sede do parlamento sul-africano, a rejeição do relatório do painel independente obteve duzentos e catorze votos, contra cento e quarenta e oito.

Pelo menos três deputados do Congresso Nacional Africano não alinharam com o posicionamento da bancada parlamentar, que tinha instruções de rejeitar o relatório do painel independente.

Destaque para a Ministra da governança corporativa e assuntos tradicionais, Nkasazana Dlamini Zuma, que votou a favor da adopção do relatório do painel Independente.

De referir que Cyril Ramaphosa solicitou, ao Tribunal Constitucional, a revisão e anulação do relatório do painel independente.

Ramaphosa tem assim a via aberta para ser reeleito presidente do Congresso Nacional Africano, que próxima sexta-feira, inicia a quinquagésima quinta conferência nacional. (RM)

Tags: 

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram