Espanha jogou, na passada quinta-feira, o seu último jogo da fase de grupos relativa ao Mundial'2022 que, actualmente, decorre no Qatar. Um aluno, identificado como Nicolás, que tinha um exame de Programação à mesma hora, não queria perder a partida e fez um (insólito) pedido ao professor: que este alterasse a data.
"Bom dia. Perguntava se há alguma possibilidade de mudar o exame de Programação 3, que é esta quinta-feira, dia 1 de Dezembro, às 20 horas. O motivo é que Espanha irá jogar a passagem aos 'oitavos", pode ler-se na troca de mensagens entre aluno e professor, entretanto partilhada no Twitter.
O aluno deu até o motivo pelo qual fazia o 'importante' pedido: "Faço esta proposta porque entendemos este acontecimento como um movimento cultural e patriota".
A resposta do docente não tardou (e também não foi menos patriota). "Olá Nicolás. Recebo o teu interesse patriótico por este jogo de futebol com agrado, porque eu também adoro ver futebol".
"Mas não é mais patriótico fazer um exame num estabelecimento público em Espanha, como é a Universidade de Alicante, ficares aprovado com boa nota e contribuíres, quando terminares o curso, sendo um excelente profissional que melhora a ciência e tecnologia do nosso país?", questionou o professor.
E a resposta não ficou por aqui: "Digo mais. Não é duplamente patriótico que, numa demonstração de estudo e trabalho, termines o exame antes das 20h00 e ainda possas assistir ao jogo de futebol? Está nas tuas mãos que cumpras as duas tarefas, mas, se cumprires apenas uma delas, o país também agradecerá."
De recordar que o Japão venceu ontem a Espanha por 2-1 e os dois conjuntos qualificaram-se para os oitavos de final do Mundial de futebol de 2022, face ao triunfo da Alemanha frente à Costa Rica (4-2), que eliminou ambos.
Os espanhóis marcaram primeiro, aos 11 minutos, por Álvaro Morata, mas, no início da segunda parte, Ritsu Doan, aos 48, e Ao Tanaka, aos 51, selaram a reviravolta, que permitiu aos nipónicos conquistar o agrupamento.
A 'roja' chegou a estar, momentaneamente, também eliminada, quando a Costa Rica fez ao 2-1, mas acabou salva pelos alemães, vencedores com tentos de Serge Gnabry, aos 10 minutos, Kai Havertz, aos 73 e 85, e Niclas Füllkrug, aos 89.
O Japão defronta a Croácia nos oitavos de final, enquanto a Espanha medirá forças com Marrocos. (RM-NM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.