Pelo menos 17 mortos em dois ataques no Burkina Faso

Publicado: 19/05/2021, 17:52
Categoria:

Pelo menos 17 pessoas morreram, em dois ataques perpetrados por homens armados no Burkina Faso, entre terça e esta quarta-feira, de acordo com as autoridades.

 

"Na noite de terça-feira, 18 de Maio de 2021, indivíduos armados não identificados invadiram a aldeia agrícola de Adjarara, a cerca de sete quilómetros, e Tin-Akoff, na província de Oudalan, e atacaram cidadãos reunidos para um baptismo", afirmou o governador da região do Sahel, Salfo Kaboré, num comunicado.

O governador, citado pela agência noticiosa Efe, acrescentou que o balanço de vítimas deste ataque foi "de 15 mortos e um ferido, todos do sexo masculino".

Na região do Este, a mesma onde dois jornalistas espanhóis e um conservacionista irlandês foram assassinados no final de Abril, duas pessoas morreram e uma ficou ferida depois de um veículo do Exército do Burkina Faso ter pisado um engenho explosivo improvisado plantado por grupos armados a operar na área, segundo informações de fontes militares apresentadas à Efe.

O incidente ocorreu na estrada que liga Matiakoali e Kantchari, na zona de Tialboanga, na província de Gourma.

Os ataques não foram ainda reivindicados.

O Burkina Faso é alvo do flagelo do 'jihadismo' desde Abril de 2015, quando membros de um grupo filiado na Al-Qaida raptaram um segurança romeno -- que continua desaparecido -- numa mina de manganês em Tambao, no norte do país.

A região mais afectada pela insegurança é a do Sahel, que partilha a fronteira com Mali e Níger, embora a violência se tenha estendido às vizinhas do Centro-Norte e a do Este.

Os actos terroristas são regularmente atribuídos ao grupo local Ansarul Islam, à coligação 'jihadista' do Sahel Grupo de Apoio ao Islão e aos Muçulmanos e ao grupo Estado Islâmico no Grande Saara, que atacam também nos vizinhos Mali e Níger.

O país conta com mais de um milhão de deslocados, sendo uma das crises de deslocados de crescimento mais rápido no mundo. (RM-NM)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram