Polícia sul-africana investiga morte de 6 pessoas em Bosmont, oeste de Joanesburgo

Publicado: 14/09/2022, 21:45
Categoria:

A polícia sul-africana diz estar a investigar a morte de seis pessoas, cujos corpos foram encontrados, esta quarta-feira, na rampa de saída de Maraisburg, na zona de Bosmont, a oeste Joanesburgo.

A polícia suspeita que os homens mortos sejam garimpeiros ilegais, vulgo Zama Zamas.

Os seis corpos estavam espalhados por três locais diferentes e apresentavam ferimentos provocados por balas de armas de fogo. 

A polícia diz ter havido uma troca de tiros, supostamente, entre grupos de garimpeiros ilegais e  rivais, durante a noite desta terça-feira.

Esta informação é secundada por um membro da policia comunitária, que diz que a troca de tiros começou por volta das dezoito horas de ontem.

Por outro lado há outra versão, dando conta de que os seis supostos garimpeiros ilegais foram perseguidos por mais de cinquenta membros da comunidade e emboscados junto a entrada de uma mina abandonada.

Esta versão corrobora com as informações inicialmente divulgadas, dando conta que os seis corpos foram encontrados com sinais de terem sido baleados, esfaqueados e apedrejados até a morte.

A guerra, por assim dizer, contra os garimpeiros ilegais, ou simplesmente Zama Zamas, ganhou terreno em Junho passado quando oito raparigas sul-africanas foram violadas sexualmente, em Krugersdorp, quando estavam a gravar um videoclip.

Grupos de populares, em várias regiões, têm liderado o combate ao suposto garimpo ilegal, destruindo e queimando casas e bens de supostos Zama Zamas.

Acredita-se que a maior parte dos garimpeiros ilegais, que actuam em minas há muito encerradas, sejam oriundos de Moçambique, Zimbabwe e Lesotho. (RM Blantyre)

Tags: ,

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram