O Presidente Cyril Ramaphosa diz que a postura da política externa da África do Sul, desde o advento da democracia, posiciona o país como um parceiro confiável e influente no mundo.
Dirigindo-se á nação, ontem á noite, sobre a política externa da África do Sul, na véspera da cimeira do BRICS, Ramaphosa sublinhou que essa confiança permite que a África do Sul tenha relações amistosas e valiosas, com países de todo o mundo, em vários domínios.
“Os principais pilares da nossa política externa incluem a promoção dos direitos humanos, da paz e da estabilidade e o fortalecimento dos laços comerciais e de investimento com outros países”, disse
É nesta perspectiva que o presidente Ramaphosa diz que a África do Sul defende a expansão do bloco de países de economia emergente, actualmente circunscrito ao Brasil, Rússia, Índia, China e a própria África do Sul.
Confirmou que este será um dos temas em destaque na cimeira do BRICS que arranca amanhã, em Joanesburgo, e que vinte países formalizaram a intenção de aderir ao bloco.
O estadista sul-africano reiterou que o BRICS é um bloco guiado pelo estabelecimento de uma ordem global inclusive:
“Os países do BRICS podem, colectivamente, moldar a dinâmica global e, agindo juntos, têm o potencial de impulsionar mudanças significativas na economia mundial e nas relações internacionais. Juntos, os membros do BRICS, usaram sua voz colectiva para clamar por um mundo mais igualitário, equilibrado e governado por um sistema inclusivo global “, disse.
Ramaphosa anunciou que amanhã vai receber o Presidente Chines, Xi Ji Ping, que fara a sua quarta visita oficial a África do Sul. Os dois países devem assinar vários acordos, com destque para o domínio economico.
Ramphosa espera também, mas a margem da cimeira, reunir-se com o Presidente Lula da Silva, do Brasil, e com o Primeiro Ministro indiano.
Vários estadistas africanos já confirmaram sua presença na cimeira, sendo que Lazarus Chakwera do Malawi, já se encontra na terra do rand (RM Pretória)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.