O Presidente da República, Daniel Chapo, exige ao Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) que adopte mecanismos mais eficientes e que estejam alinhados com os padrões internacionais de investigação criminal.
Daniel Chapo diz que a complexidade da criminalidade obriga a adopção de mecanismos modernos de investigação.
“A criminalidade, com maior incidência para os crimes de corrupção, que nos preocupam como moçambicanos, de raptos que preocupam os moçambicanos, tráfico de drogas, de produto de fauna e flora, de pessoas, órgãos e partes do corpo humano, terrorismo, branqueamento de capitais, o financiamento ao terrorismo, crimes conexos, bem como a cibercriminalidade que ameaçam a estabilidade do país, exige do SERNIC e de todos nós uma abordagem integrada, colaborativa e célere”, disse.
O Presidente da República falava, esta segunda-feira em Maputo, no lançamento do Plano Estratégico do Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) 2025-2033, cuja implementação está orçada em cerca de 90 mil milhões de meticais.
Ao lançar o Plano Estratégico do SERNIC, o Chefe do Estado destacou que a instituição entra numa nova fase com a revisão da sua lei orgânica, a criação de unidades especializadas e a introdução do Laboratório de ADN Forense, que pela primeira vez vai adoptar o país de tecnologia de ponta para a produção científica de prova.
A nova infra-estrutura vai permitir a resolução de crimes complexos como homicídios, raptos, abusos sexuais, tráfico de órgãos e disputas cíveis de paternidade, aumentando a eficácia das investigações.
O novo plano, que estará em vigor até 2033, define cinco pilares estratégicos: modernização tecnológica e científica, fortalecimento institucional e formação contínua, combate efectivo ao crime organizado e económico-financeiro, proximidade ao cidadão e reforço da confiança pública no sistema de justiça. O novo instrumento está alinhado ainda com a Estratégia Nacional de Desenvolvimento 2025-2044, o Programa Quinquenal do Governo 2025-2029 e tratados internacionais subscritos por Moçambique. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.