PR anuncia início da primeira exportação de gás natural liquefeito, produzido na Bacia do Rovuma

Publicado: 13/11/2022, 12:14
Categoria:

O Presidente da República, Filipe Nyusi, anunciou, hoje, o início da primeira exportação de gás natural liquefeito (GNL), produzido na Bacia do Rovuma pelo Projecto Coral Sul FLNG.

 Falando, este domingo, em comunicação à Nação, Filipe Nyusi diz que  o carregamento de GNL é o primeiro, no âmbito do contrato de compra e venda de longo prazo, com a BP, que cobre os volumes totais de GNL produzidos em Moçambique.

“Hoje, Moçambique entra para os anais da história mundial como um dos países exportadores de gás natural liquefeito, que além de representar uma fonte alternativa de fornecimento, contribui em larga medida para a segurança energética nos países de maior consumo” disse o Estadista moçambicano.

Na sua comunicação à nação, Nyusi referiu que a realização deste empreendimento internacional é sinal do reconhecimento pelo mercado, de que Moçambique oferece um ambiente estável, transparente e previsível para a realização de  investimentos multi-bilionários, onde sobressalta a alta tecnologia com o intuito de monetizar recursos numa fase de transição energética.

“Apelamos contudo aos moçambicanos a não tomar a exploração de gás como a única e maior solução para o nosso projecto de desenvolver Moçambique. Devem manter e aumentar intensivamente a produção e a produtividade, nas nossas actividades tradicionais, como a agricultura, pesca, turismo, projectos de geração de energia, dentre outras “ ,  referiu o Presidente da República. (RM)

Tags: ,

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram