PR apela funcionários a absterem-se de práticas de corrupção

Publicado: 25/07/2025, 10:40
Categoria:

O Presidente da República apela os funcionários do Estado para não envolverem-se em actos de corrupção.

Daniel Chapo falava, esta quinta-feira, em Quelimane momentos depois de denúncias feitas por um funcionário afecto à Direcção provincial da Agricultura e Pescas, na Zambézia.

O funcionário alega que há desvios de fundos naquela instituição.

Em resposta a denúncia, o Presidente da República prometeu enviar uma equipa para averiguar eventuais casos de corrupção naquela instituição.

No encontro com funcionários públicos, em Quelimane, Chapo anunciou que o governo está fazer esforços para pagar gradualmente a dívida referente as horas extras de alguns funcionários nos sectores da educação e saúde.
“Não temos valores suficientes para pagar tudo de uma vez, mas estamos a dar sinais claros, pagando aos poucos “, disse.

Fez saber que após sua tomada de posse no passado dia 15 de Janeiro do presente ano, não foi possível efectuar pagamentos de salários de imediato, devido ao orçamento do Estado que não tinha sido aprovado. O mesmo só viria a ser viabilizado entre finais de Março e princípios do mês de Abril.
Esclareceu que o governo está pagar dívidas referentes a subsídios de líderes comunitários, combatentes e beneficiários do Instituto Nacional de Acção Social (INAS) e idosos.

Ressalvou que a crise internacional, sobretudo, os cortes no financiamento externo, da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), que apoiava programas de saúde, são outro desafio.
Perante este cenário, o executivo moçambicano está a procura de outras soluções internas que garantam a continuidade de serviços básicos.

“Apesar de todas adversidades, queremos mostrar que estamos preocupados e atentos as vossas reivindicações “, disse.
O esclarecimento das questões mencionadas deve-se a várias preocupações levantadas, nomeadamente, a suspensão de actos administrativos, promoções, progressões de carreira, morosidade no pagamento de subsídio de funeral, pensão de sobrevivência, aposentação, fixação da pensão entre outros.

Daniel Chapo, exige maior celeridade e eficiência na tramitação dos processos, admitindo a hipótese de criação de delegações ao nível provincial no sentido de acelerar os procedimentos, evitando a centralização excessiva a semelhança do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).

Os funcionários solicitaram ainda ao Presidente da República, a retoma de bolsas de estudo e a melhoria das condições de trabalho.
O governo compromete-se a rever as incongruências remanescentes na tabela salarial única (TSU) e os qualificadores profissionais, visando alcançar a maior justiça salarial. (RM)

Tags: 

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Newsletter Form (#3)
Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram