O Presidente da República convida empresários argelinos a investirem em Moçambique, com destaque para as áreas de petróleo e gás, energia e saúde.
Daniel Chapo reuniu-se, este sábado, com empresários argelinos, e apresentou as potencialidades e investimentos em Moçambique.
“ Moçambique está a tornar-se num dos grandes produtores de gás natural em África e no mundo. Procuramos parcerias na refinação do gás, petroquímica e aproveitamento de gás para a industrialização”, disse.
O Chefe do Estado apontou também a aposta em energias renováveis, carvão mineral, hidroeléctricas, centrais solares e eólicas como áreas de grande interesse. Sublinhou que empresas argelinas como a SONATRACH e a SONELGAZ podem encontrar em Moçambique um parceiro estratégico para expandir a sua presença na África Austral.
No sector da saúde e indústria farmacêutica, o governante sublinhou que Moçambique “olha a Argélia como o único exemplo de referência ao nível do nosso continente”. Destacou a necessidade de parcerias para a produção local de medicamentos, vacinas e equipamentos médicos, reduzindo a actual dependência de importações, sobretudo da Índia.
O turismo e a aviação foram igualmente apresentados como sectores de interesse, com o Presidente moçambicano a anunciar a realização, em Novembro, de uma conferência internacional em Vilankulo, província de Inhambane.
“Uma ligação aérea entre Maputo e Argel através da Air Algérie seria um grande catalisador do turismo e negócio entre os nossos dois países irmãos”, acrescentou.
O estadista realçou ainda as oportunidades nos corredores logísticos de Maputo, Beira e Nacala, que dão acesso directo a sete países sem litoral, bem como no agronegócio, destacando o potencial de produção e exportação de banana, castanha de caju e outros produtos agrícolas para a Argélia e para o mundo.
“Moçambique está pronto para oferecer parcerias ao win-win. Queremos trabalhar com os empresários argelinos, nossos irmãos, para criar emprego para a juventude argelina, para a juventude moçambicana, e acelerar a nossa industrialização”, declarou.
No encontro, o Presidente da República recebeu garantias de empresários argelinos que há interesse em investir em Moçambique, em diferentes áreas.
Os empresários informaram que ainda este ano, uma delegação deverá desembarcar em Maputo para de perto analisar as oportunidades de investimento. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.