PR da África do Sul reúne de emergência responsáveis da Defesa

Publicado: 27/03/2021, 21:08
Categoria:

O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, reuniu-se hoje com altos responsáveis da Defesa devido ao ataque no norte de Moçambique que resultou na morte de pelo menos um sul-africano e vários outros desaparecidos, noticiou a televisão estatal.

O canal público sul-africano avançou ainda que "suspeitos militantes do Isis [grupo extremista Estado Islâmico] atacaram civis em fuga e ocuparam Palma", salientando que os grupos armados "tomaram" a cidade moçambicana apesar de persistirem combates na área.
A Força Nacional de Defesa da África do Sul (SANDF, na sigla em inglês) está a considerar o destacamento de forças especiais para ajudar a conter a situação de guerra no norte do país vizinho, referiu por seu lado uma fonte da segurança ao portal sul-africano News24.
A África do Sul reforçou hoje a sua missão diplomática em Moçambique na sequência do ataque na cidade de Palma, junto aos projectos de gás no norte do país, anunciou o Governo sul-africano.
Pelo menos um empreiteiro sul-africano foi morto e vários outros encontram-se desaparecidos, noticiou hoje a imprensa sul-africana, em resultado do ataque contra um hotel onde cerca de 200 trabalhadores expatriados de várias nacionalidades foram instruídos a refugiarem-se, segundo a imprensa sul-africana.
Até ao momento são desconhecidos os motivos do ataque, que coincidiu com a retoma na quarta-feira da operação da nova unidade de gás natural liquefeito, um projecto liderado pela petrolífera francesa Total, que se desenvolve em Afungi, junto à vila de Palma.
O ataque é o mais grave junto aos projectos de gás após três anos e meio de insurgência armada à qual a sede de distrito tinha até agora sido poupada.
A violência está a provocar uma crise humanitária no norte de Moçambique, com quase 700 mil deslocados e mais de duas mil mortes.
Algumas das incursões foram reivindicadas pelo grupo extremista Estado Islâmico entre Junho de 2019 e Novembro de 2020, mas a origem dos ataques continua sob debate. (RM /MNinuto)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram