PR designa ministro na presidência para o representar no bicentenário da independência do Brasil

Publicado: 09/09/2022, 8:13
Categoria:

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, designou o ministro na Presidência para Assuntos da Casa Civil, Constantino Bacela, para o representar nas cerimónias do Bicentenário da Independência da República Federativa do Brasil, na cidade de Brasília.
Um comunicado recebido na nossa redacção refere que a participação de Moçambique no evento dos 200 anos do Brasil, assinalados na quarta-feira, surge em resposta ao convite formulado nesse sentido pelo Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, ao Chefe do Estado Moçambicano.
O Ministro Constantino Bacela é portador de uma mensagem do Chefe do Estado moçambicano endereçada ao Presidente Jair Bolsonaro e ao Povo brasileiro, agradecendo o convite formulado a Moçambique, e reafirmando a vontade de ver reforçadas as profundas relações de amizade, irmandade e cooperação entre os dois países e povos.
No dia 6 de Setembro, o Ministro na Presidência para os Assuntos da Casa Civil participou na Recepção Comemorativa do Bicentenário, no Palácio do Itamaraty, oferecida pelo Presidente Jair Bolsonaro aos seus convidados, nomeadamente, o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa; o Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves; o Presidente da República da Guiné Bissau, Úmaro Sissoko Embaló; o Secretário-Executivo da CPLP, Zacarias Albano da Costa; entre outros dignatários convidados.
No dia 7 de Setembro, o Ministro Bacela participou nas Cerimónias Centrais do Dia Nacional do Brasil, tendo assistido ao Desfile Cívico-Militar na Esplanada dos Ministérios.
Esta quinta-feira, o Ministro na Presidência para os Assuntos da Casa Civil manteve encontro com o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Carlos Alberto Franco França, onde abordaram assuntos de âmbito bilateral, ligados às relações históricas de amizade e cooperação entre os dois países e povos.
Na ocasião, Constantino Bacela transmitiu o agradecimento do Chefe do Estado moçambicano pelo apoio do Brasil na eleição de Moçambique para Membro Não-Permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Em reacção a este assunto, o Ministro das Relações Exteriores do Brasil manifestou a inteira disponibilidade da missão diplomática brasileira em Nova Iorque em apoiar Moçambique nesta matéria.
O Ministro Constantino Bacela explicou igualmente sobre a situação de combate ao terrorismo em Cabo Delgado, referindo-se às reformas em curso no país com vista à recuperação da economia e melhoria do ambiente de negócios, assim como ao Pacote de Medidas de Aceleração Económica recentemente adoptado pelo Executivo, tendo na ocasião convidado o Brasil a continuar a investir em Moçambique.
O Ministro das Relações Exteriores do Brasil expressou que o seu país encara Moçambique como país irmão e parceiro estratégico, e manifestou a disponibilidade do Governo brasileiro em apoiar no que for necessário nas acções de prevenção e combate ao terrorismo em Cabo Delgado, respeitando as soberanas decisões de Moçambique. (RM)

Tags: ,

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram