O Presidente da República, Filipe Nyusi, dirige esta segunda-feira, as cerimónias centrais que marcam o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, no Hospital Central de Maputo (HCM).
Nesta primeira fase, a campanha de imunização vai abranger, em todo território nacional, 65 mil profissionais da saúde na linha da frente no combate à pandemia, indica um comunicado que o Notícias, hoje teve acesso.
No local será vacinado o primeiro profissional da Saúde, na presença do Chefe do Estado e do ministro da Saúde, Armindo Tiago; com testemunho do embaixador da China em Moçambique, Weng Hejun; do edil do Maputo, Eneas Comiche, membros do Governo e da direcção do HCM.
De acordo com o Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19 apresentado, sexta-feira, em Maputo, define quatro etapas, estando a primeira reservada a imunização dos profissionais de saúde, idosos nos lares de terceira idade e trabalhadores destes locais, doentes com diabetes e membros das Forças de Defesa e Segurança.
A segunda fase inclui doentes em terapia imuno-depressora, insuficiência renal crónica, cardíaca ou respiratória, a população residente nos centros de acomodação e em áreas urbanas.
A terceira e quarta fase estão destinadas à vacinação da população não abrangida nas etapas anteriores até o alcance da meta de 16.8 milhões de moçambicanos, e não inclui mulheres grávidas e menores de 15 anos devido a falta de evidência científica sobre a eficácia e segurança da vacina neste grupo. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.