PR enaltece importância da língua kiswahili na comunicação e união entre povos africanos

Publicado: 08/07/2022, 9:14
Categoria:

O Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, e os estadistas da Tanzânia, Samia Suluhu e do Burundi, Évariste Ndayishimiye, discursaram, ontem, virtualmente, em kiswahili, na primeira celebração do Dia Mundial de Língua kiswahili, realizada na cidade de Dar Es Salam.

A celebração resulta da decisão tomada em Novembro passado, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, de declarar o 7 de Julho, como o Dia Mundial do kiswahili, tornando o kiswahili a primeira língua africana a ser celebrada pela ONU.  

De acordo com uma nota da presidência da República, na sua mensagem, o Chefe do estado moçambicano enalteceu a importância de kiswahili na comunicação entre os povos e nas lutas de libertação dos países Africanos.

Para o Presidente da República, o kiswahili continua a servir de instrumento importante para reconstruir a personalidade e identidade africanas, e apela a contínua difusão da língua para que se torne um veículo de transmissão de ideias e de inovações técnico-científicas que impulsionem o desenvolvimento de África e da Humanidade.  

O kiswahili, é a língua africana mais reconhecida internacionalmente, e possui mais de 200 milhões de falantes. (RM)  

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram